terça-feira, 16 de outubro de 2007

Como é um periquito Australiano

Dimensões

Aproximadamente 18 centímetros, consoante a estirpe.

Distinção entre sexos

A diferenciação entre sexos só é possível a partir dos 3 ou 4 meses. O macho adultos tem a carúncula nasal de cor azul, enquanto a da fêmea é castanha rosada ou cinzenta clara. Isto, no entanto, não é válido para os periquitos arlequins e para os albinos, em que a carúncula é sempre cor de rosa, com tendência para mais escuro ou púrpura no caso dos machos.

Característica sociais

Os periquitos da Austrália são aves extremamente gregárias que podem ser criadas em casais ou em grandes grupos, sem quaisquer problemas. Também têm uma excelente convivência com todos os tipos de aves. As aves solitárias podem tornar-se muito dóceis se forem adquiridas numa idade precoce, mas também requerem muita atenção.

Alojamento adequado

Os periquitos da Austrália podem ser criados em gaiolas, aviários em recinto fechado, gaiolas de criação ou num aviário ao ar livre. Não é sensato rodeá-los de plantas, uma vez que as destroem roendo-as. No entanto, gostam de trepar aos objectos ao seu alcance.

Temperatura ambiente

São aves resistentes que podem ser criadas num aviário ao ar livre, durante o Inverno, desde que tenham acesso a um abrigo nocturno com um bom isolamento.

Continua - próximos artigos: alimentação, atividades, criação e mutações.

Nenhum comentário: